Por dentro da Gigante do Fast-Fashion "Zara"

Meninas, eu addoorrooo a Zara, então passeando pelas "Vogues Da Vida" encontrei esse tesouro, que teve que vir pra cá rsrsrs... vamos passear por este monumento?



A rede espanhola Zara contabiliza nada menos que 5.500 lojas no mundo, produz numa velocidade impressionante – depois de desenhadas pela equipe de estilo, suas peças chegam às araras num prazo de apenas duas semanas – e já foi até tema de estudos seríssimos em Harvard. Há 13 anos no Brasil, a superpotência do fast fashion abriu pela primeira vez as portas de sua sede, em Arteixo (uma área industrial de La Coruña, na Galícia) a um grupo de jornalistas do País – e, claro, Vogue estava lá. Seus planos de expansão são ambiciosos: a primeira loja da Zara Home em São Paulo está prontíssima e só aguarda a inauguração do Shopping JK – leia mais detalhes sobre o desembarque da marca na edição de maio da revista. A empresa espera que a linha de décor seja tão bem-sucedida quanto a de moda, que hoje conta com 32 endereços brasileiros.



Fundada há 37 anos por Amancio Ortega (o quinto homem mais rico do mundo no ranking da Forbes de 2012), a marca transformou La Coruña numa espécie de “Zara City” – a empresa atrai gente do mundo todo e só o staff da sede tem direito a passaportes de 33 nacionalidades. O nome da rede, que não quer dizer nada, foi escolhido de maneira inusitada por Ortega; quando decidiu abrir sua primeira loja, no centro de Coruña, ele quis batizá-la de Zorba, mas descobriu que havia um bar homônimo na cidade. Para aproveitar o letreiro já encomendado, buscou, então, alguma variação sonora da palavra – e daí surgiu Zara. A marca revolucionou o varejo com seu modelo de vendas bem distante do tradicional. “Não trabalhamos com estoque nem coleção pré-definida. É o feedback constante das lojas que define a produção das peças. As tendências que vão bem em vendas prosseguem nas araras”, explicou Jesús Echevarría, diretor global de relações institucionais do grupo de Ortega, o Inditex, que hoje detém a Zara e outras sete marcas, como a Massimo Dutti e a ótima Uterqüe, a mais jovem de todas, só de acessórios.


Num espaço de 24 mil metros quadrados, completamente clean, 260 estilistas trabalham em ritmo frenético para que todas as lojas recebam novidades duas vezes por semana – uma dica: no Shopping Iguatemi, o abastecimento acontece às quartas e sextas. Na sede, tudo é milimetricamente estudado: há vitrines de mentirinha, que são cuidadosamente montadas e devem ser copiadas pelas Zaras mundo afora, e até uma loja completíssima, onde nada é vendido – a intenção é apenas mostrar aos funcionários como as peças deverão ser expostas para os clientes nos espaços “reais”.


                                                     Loja chiquérrima em Nova Déli












Ah, o Brasil, no Hemisfério Sul, e a Inglaterra no Norte, são base teste para as coleções ... o que vende nesses dois, vende em todos os lugares do mundo ...

Agora, e ter bastante dim-dim pra comprar tudo que desejamos rsrsrs
Bjs bjs bjs
Flávia Eler.
Fonte.: Vogue


1 comentários:

Carla Gontijo disse...

Oi lindona, passando para uma visitinha, e nesse post eu tinha que comentar, pois sou apaixonada pela ZARA. Quando viajamos de Lua de Mel (Europa) foi minha perdição, pois lá fora é muito barato. É tipo uma C&A daqui, só que com qualidade... hahaha

beijokas

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